OS CURSOS

NOSSOS CURSOS
A ULBRA/Torres oferece dois cursos na área de tecnologia da informação (TI), são eles: Sistemas de Informação (SI) e Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (STADS). Conheça um pouco mais dos nossos cursos.

- SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SI)
O profissional de Sistemas de Informação deve dispor de uma sólida formação conceitual (conhecimento explícito) aliada a uma capacidade de aplicação destes conhecimentos científicos em sua área de atuação (conhecimento tácito) de forma a agregar valor econômico à organização e valor social ao indivíduo. Neste sentido, as competências (conhecimento explícito e conhecimento tácito) do profissional de Sistemas de Informação podem ser agrupadas em Competências Tecnológicas e de Gestão, e Competências Humanas.
Objetivo: formar profissionais com sólidos conhecimentos para atuar na área de Tecnologia da Informação (TI). A ênfase do curso é dada em projetar e desenvolver sistemas (software) para empresas, utilizando tecnologias atuais no ramo de TI.
Perfil profissional: o bacharel está apto a: resolver problemas de modelagem e especificação dos problemas do mundo real; analisar, selecionar e desenvolver software que melhor se ajustem à organização; dar solução aos problemas da área de TI em empresas de forma eficiente e econômica, utilizando-se do espírito criativo e empreendedor.
Área de atuação: programador, analista de sistemas, web designer, administrador de banco de dados, executivo da área de informática, gerente de projeto, qualquer cargo relacionado à gestão e aplicação de TI.

- SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
O curso é ágil, moderno, eficiente e focado na formação rápida do profissional para o mercado de trabalho. Ao longo de cada ano, conforme disciplinas concluídas, o aluno recebe certificações de qualificação profissional, sendo elas: programação de computadores, programação orientada a objetos e desenvolvimento de software. Ainda, essa modalidade de curso de nível superior possibilita o aluno, posteriormente, seguir seu aprimoramento acadêmico através de pós-graduação.
Objetivo: formar profissionais capacitados a desenvolver sistemas, utilizando ambientes de programação e bancos de dados com ampla aceitação no mercado. A ênfase do curso é dada em desenvolvimento de sistemas (software) para empresas, utilizando tecnologias modernas no ramo de TI.
Perfil profissional: o Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas está apto a: analisar, projetar, documentar, especificar, testar implantar e manter sistemas computacionais. O profissional estará apto a utilizar ferramentas computacionais e metodologias de projeto na construção de sistemas.
Área de atuação: programador, analista de sistemas, web designer, administrador de banco de dados, além de poder, após formado, ingressar no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação aproveitando grande parte das disciplinas cursadas no tecnológico.

MERCADO DE TRABALHO PARA AMBOS OS CURSOS
Com o panorama atual, em que temos uma sociedade baseada no uso da informação e do conhecimento, o uso de recursos virtuais e tecnológicos é abundante, portanto, é natural que todos os setores da economia procurem automatizar seus processos tornando-os mais eficientes, proporcionando maiores ganhos e diferenciais competitivos. Assim, é natural que todos os setores da economia necessitem e demandem sistemas computacionais, sejam bancos, lojas, hospitais, indústrias, empresas de telecomunicações, entre outros. E essa demanda gera uma forte demanda por profissionais de Sistemas de Informação em praticamente todos os segmentos do mercado. Além disso, surgem continuamente novas empresas e produtos associados à informática. E, para cada novo dispositivo/software, surge uma nova demanda por profissionais qualificados. E esta forte demanda aumentou a carência de profissionais da área de Computação e Sistemas no país. Algumas estimativas apontam um déficit mundial de cerca de 300 mil profissionais, sendo 50 mil só no Brasil. Atualmente, no Brasil temos mais vagas de emprego para trabalhar na área de TI, que profissionais aptos disponíveis para ocuparem estas vagas. Ou seja, existem muitas oportunidades nesta área, sendo que também é uma das áreas com a melhor média salarial do país. Segundo reportagem da Rede Globo exibida em 29/03/2010 a área de TI prevê 200 mil vagas de emprego para 2013.