terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Formada a 1ª turma do Go Code Blocks em Torres

         A ULBRA Torres, em parceria com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, realizou a formatura da primeira turma do Go Code Blocks em Torres, na última sexta-feira (02/12). Ao todo, 21 estudantes do Ensino Médio receberam treinamento e capacitação gratuitos com os profissionais da Universidade.

ULBRA Torres e Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho ofereceram o curso

O Go Code Blocks é um curso gratuito que busca capacitar jovens de Ensino Médio da rede pública de ensino em lógica, programação Java, desenvolvimento mobile e habilidades profissionais de mercado. Em um mês de aulas com a abordagem de conteúdos de introdução à lógica, à linguagem de programação e ao empreendedorismo capacitou os 21 alunos para, através de uma interface gráfica baseada em blocos da ferramenta App Inventor do Massachusetts Institute of Technology (MIT), criassem projetos de aplicativos Android, inserindo conhecimento de tecnologia para a vida profissional e pessoal.  Os aplicativos propõem soluções para questões de bem-estar e serviços à comunidade.

Ao todo, foram apresentados dez aplicativos feitos pelos alunos, desde um app que facilita o relacionamento de laboratórios médicos e seus clientes até outro que ajuda a lembrar de datas importantes com uma agenda compartilhada da turma. "Com o Go Code Blocks encontrei o meu lugar. Agora sei que quero cursar Análise de Sistemas na faculdade", diz a aluna Júlia Ghisleri que desenvolveu o "Notepad", um aplicativo que acompanha as notas dos alunos e ajuda a organizar suas prioridades de estudo.

A apresentação dos trabalhos aconteceu para uma banca especializada de professores voluntários, que apreciaram e avaliaram os aplicativos projetados. Fizeram parte dela: Rafael Lippert, que é diretor da empresa Reitech Tecnologia, Rafael Diniz, desenvolvedor de software na InfoWorld Tecnologia e Vinícius Magnus,  professor da ULBRA Torres.

Segundo Rafael Lippert, os trabalhos apresentados o surpreenderam. "Deu para perceber que eles aproveitaram a oportunidade do curso e apresentaram apps originais que trazem soluções para diversos problemas do dia a dia deles", ponderou Rafael. Já para o professor Vinícius Magnus, que foi voluntário e deu aulas de componentes multimídias: "os alunos tiveram contato com a tecnologia e puderam conhecer um mercado promissor que é o da TI".

Para Adriana Bueno, coordenadora do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da ULBRA Torres, foi um grande diferencial para os alunos conhecerem a tecnologia e criarem soluções inovadoras para as pessoas. "Agora os alunos se vêem como protagonistas na tecnologia, o Go Code Blocks abriu as portas para o futuro profissional deles". Também citou a importância do engajamento dos professores voluntários para a transformação da vida desses estudantes.

Já a Diretora Geral da ULBRA Torres, professora Débora Borges Thomas, destacou que "A ULBRA Torres, em parceria com a Fundação Maurício Sirotski Sobrinho, coordenação e professores e alunos do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e os apoiadores que acreditaram neste projeto, oportunizou que 21 estudantes do Ensino Médio de Torres recebessem capacitação para o desenvolvimento de competências na área da tecnologia e no desenvolvimento de aplicativos. Com o Projeto Go Code Blocks, os alunos terão maior inserção no mercado de trabalho e, principalmente, despertou o desejo de ingressar em um curso superior e se tornar um profissional na área da TI".

O Go Code Blocks Torres é uma realização da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) e ULBRA Torres com o apoio da Osmar Pinto Imóveis, Reitech Tecnologia, Casa São Paulo Magazine, Portal Torres Hotéis, Torres Seguros, InfoWorld Tecnologia e Informática e Mercadão dos Óculos.

Para ver as outras fotos http://www.ulbra.br/torres/imprensa/noticia/22792/formada-a-1-turma-do-go-code-blocks-em-torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário