quarta-feira, 26 de outubro de 2016

O Go Code Blocks chega a Torres (RS) proporcionando o aprendizado da linguagem de programação a alunos do Ensino Médio de escolas públicas

O projeto Go Code Blocks Torres, realizado pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) e ULBRA Campus Torres, acaba de selecionar 21 alunos, entre 80 inscritos, para o curso, que ocorrerá pela primeira vez na cidade. O Go Code Blocks é um curso de introdução à lógica e à linguagem de programação para jovens do Ensino Médio da rede pública.

Os inscritos passaram pelas etapas de prova online e entrevista para figurar entre os 20 escolhidos que irão participar de aulas de programação e lógica durante um mês, três vezes por semana, todas as terças, quartas e quintas-feiras. A seleção foi realizada por voluntários da instituição ULBRA Campus Torres.

O curso é uma versão compacta, com um mês de duração, inspirada na metodologia do projeto Go Code que é realizado pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e Grupo RBS em Porto Alegre há três anos. Todos os professores são voluntários da ULBRA  Campus Torres e de empresas parceiras.

“Sabemos que, além de estarem diante de um mercado de trabalho em ampla expansão, as pessoas que possuírem conhecimentos de programação e o pensamento computacional poderão se destacar, também,  em outras áreas. O Go Code Blocks Torres oferece uma grande oportunidade de aprendizado na área de tecnologia para os jovens do ensino médio.  O curso irá ampliar horizontes e poderá servir como o início de uma trajetória profissional de muito sucesso“, destaca Adriana Bueno Silva, coordenadora dos cursos de Computação da ULBRA Campus Torres.

O objetivo do projeto Go Code é estimular o pensamento computacional, para que os jovens enxerguem o conhecimento da tecnologia digital como ferramenta básica para todas as profissões.

“É importante dar acesso a esse conhecimento para estudantes da rede pública, já que essa é a linguagem que abre as portas do futuro. Estamos felizes por disseminar esse projeto em mais uma região do Estado” afirma a gerente executiva da FMSS, Lucia Ritzel.

Foram selecionados alunos de cinco escolas em três cidades diferentes: Arroio do Sal, Dom Pedro de Alcântara e Torres. O Go Code Blocks Torres inicia no dia 1º de novembro e tem seu término marcado para o dia 2 de dezembro. As aulas ocorrerão na ULBRA Campus Torres, com uma carga horária total de 50h, trazendo os seguintes conteúdos: introdução à lógica e à linguagem de programação; introdução ao desenvolvimento de aplicativos para smartphones e tablets com sistema operacional Android; tendências de mercado e empreendedorismo em Tecnologia da Informação.
Conheça os selecionados em:http://www.fmss.org.br/novidade/fmss-divulga-lista-de-selecionados-para-curso-go-code-blocks-torres/

Nenhum comentário:

Postar um comentário